Jatamento abrasivo

Preparo de superfície e espessura da película seca da tinta em função do ambiente:
O projetista deve fixar o grau de limpeza da superfície, a tinta e a espessura do sistema de pintura, em função da agressividade do ambiente. Quanto melhor o preparo da superfície e quanto maior a espessura, mais duradoura será a proteção que o sistema de pintura oferecerá ao aço. Nunca pode ser esquecida a relação custo/benefício de um sistema de pintura. O bom preparo de superfície custa mais, porém a pintura durará mais.
Jateamento Abrasivo

Essa técnica consiste basicamente no uso de jato de areia, óxido de alumínio ou granalha de aço para a limpeza da superfície que recebe o material metalizado.

O uso do abrasivo óxido de alumínio é que predomina atualmente, pois traz mais vantagens técnicas e até econômicas diante das outras opções, uma vez que ficou comprovado que a areia sílica é prejudicial à saúde e a granalha de aço conforme o armazenamento, provoca oxidação.

Para que serve?

Basicamente para limpeza, pois tem a função de remover todas as impurezas na superfície do substrato evitando formação de óxidos para não prejudicar a aderência.

O jateamento também é utilizado para realizar o shot peening que é uma moderna técnica de tratamento a frio de superfícies metálicas. É uma espécie de “martelamento” obtido com jato de partículas esféricas, geralmente de vidro que melhora as qualidades metalúrgicas superficiais no sentido de aumentar as resistências às fadigas mecânica e térmica, ao superaquecimento, à corrosão entre outras.

Outras utilidades do jateamento são: acabamento, desrebarbamento, gravação ou decoração.

Basicamente podemos resumir o jateamento como um tradicional e eficiente processo de limpeza de superfícies para aderência (ancoragem) de revestimentos. Tal procedimento é de caráter indispensável, pois uma preparação prévia inadequada prejudica a durabilidade das peças e sempre resulta em perda de tempo e de materiais, causando gastos desnecessários.

A Metalúrgica Universo elabora projeto estrutural, fabrica e monta estruturas metálicas, adotando o jateamento abrasivo como principal método de preparação de superfícies pré pintura, em conformidade com as necessidades do cliente.

Durante a etapa de preparação da superfície e pintura das estruturas metálicas fabricadas, a Metalúrgica Universo segue um rigoroso controle de qualidade, com um acompanhamento sistemático documentando todos os processos realizados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*